
Falar da
moda numa abordagem acadêmica não é tarefa fácil. Tenho pesquisado muito, lido vários artigos, textos, e tenho sentido falta de uma abordagem teórica mais consistente. Provavelmente isso ocorre, devido a dificuldade de acesso a livros e outros materiais. No entanto, nada nos impede de pensarmos sobre o assunto.
O ensino da Moda é, para mim, um tema interessantissímo, como pedagoga que sou
, entendo que a prática educativa não se estrutura por si só, sua concepção parte de elementos como a concepção de ensino e aprendizagem, o papel dos professores e alunos, a organização de espaço e tempo, organização dos conteúdos, as características e usos dos materiais curriculares e outros recursos didáticos, o sentimento e o papel da avaliação.(ZABALA, 1998)
Assim, com base em Lenoir (2002 apud CERQUEIRA; KELLY, 2006) o conceito de prática educativa, se é que exista um conceito, pode ser um conjunto de ações realizadas pelos docentes, num contexto educacional. Os
objetos são socialmente determinados, a partir de condições adequadas e possíveis para favorecer o processo de ensino e aprendizagem pelos alunos.
É importante entender que o processo de ensino e aprendizagem é concebido a partir de um paradigma pedagógico. Assim, uma instituição ao oferecer um determinado curso, deve estar pautada em determinado paradigma que irá nortear o ensino e a aprendizagem ofertado.
Diante dessas reflexões, desejo chegar ao seguinte questionamento: A quantas andam o nosso ensino de Moda?
Levanto essa indagação, não somente como pessoa licenciada em pedagogia, mas também como estudante de moda, que deseja uma formação séria e com o anseio de construir conhecimento acadêmico na área, tendo em vista que a moda mudou e não basta ter apenas talento, tem que estudar. E seguindo essa tendência do mercado, os cursos técnico, tecnológico e superior têm "pipocado" por todo país.

Logo, opinem, comentem, dêem sua contribuição para uma maior reflexão sobre o assunto.